Este relatório discorre sobre os
resultados de uma avaliação da gincana realizada na Escola Municipal Libânia
Lopes Pessoa, realizada pelo professor de Geografia, Gilliar Veras, juntamente
com as turmas dos 7º anos “ A e B”.
A meta dessa
ação,foi estimular a participação dos alunos, envolvendo-os com seminários,
aulas expositivas e dinamismo .Este trabalho tem por finalidade mostrar que uma
aula vai além de um quadro negro e giz, fazendo com que os discentes vivencie
toda uma cultura brasileira, sua localização e paisagens sua formação ,
expansão, significado de regionalização e políticas regionais .Proporcionando
aos mesmos um espaço de reflexão sobre o significado da nossa origem, já que o
tema trabalhado foi : O território
Brasileiro.
A aula teve três
processos de transformações onde o aluno pode mobiliza -se , nas apresentações,
orais,individuais e vivenciada.Em primeira mão foi feito uma pesquisa, sobre o
TERRITÓRIO BRASILEIRO,após teve debates na sala de aula sobre o assunto
proposto, depois oficinas pedagógicas envolvendo os conteúdos,as atividades extras, leitura
dos textos, aulas com data show( multimídia ), finalizando com a gincana do
saber,titulo dado a mesma,movimentando toda a parte pedagógica da escola.